quinta-feira, 14 de junho de 2012

Respostas comentadas ao Provão - História

Pessoal vou tenar comentar as respostas aos cinco testes de História do Provão do segundo bimestre. Espero esclarecer aos interessados.

Questão 61: (UERN) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -
ACRÓPOLE. Acrópole significa cidade alta. De modo geral, toda cidade grega possuía a sua acrópole, isto é, a parte alta em contraste com a parte baixa. Não era comum que a acrópole ficasse situada no centro da cidade, como no caso de Atenas. A posição da acrópole a transformava no baluarte natural de defesa e, primitivamente (séculos XVIII-XII a.C.), na sede do poder político.
Conquistar a acrópole era derrotar a cidade. No século VI a.C., quando os tiranos tomam o poder, eles o fazem dominando a acrópole.
ÁGORA. Praça pública das cidades gregas, parte essencial da polis, sendo ponto convergente de inúmeras atividades sociais, econômicas, religiosas e culturais. Sua função dominante, porém, era política, e o lugar, democrático por excelência. No decorrer da época arcaica (séculos VIII-VI a.C.), a vida política da cidade transferiu-se lentamente da acrópole para a ágora que, rapidamente, se tornou o centro de toda a comunidade. Na ágora concentravam-se as assembleias, os tribunais e demais edifícios administrativos e políticos. Concomitantemente, cresceu sua significação no plano religioso: ali podiam ser encontrados altares, santuários, túmulos de heróis. Várias cerimônias populares e cívicas se desenrolavam também na ágora, como, por exemplo, as dionisíacas. (AZEVEDO,1990, p. 13 -16).
O deslocamento do poder político da acrópole para a ágora faz parte, no contexto da evolução dos sistemas democráticos, da Antiguidade aos dias atuais, da

A - permanência, na Grécia Antiga, de uma sociedade desigual, dividida em classes, que separava a população por critérios de cidadania.
B - transferência do modelo da democracia direta da Grécia Antiga para as sociedades hoje existentes.
C - separação entre interesses políticos e econômicos, tanto na Grécia Antiga quanto nas sociedades contemporâneas.
D - defesa da democracia pelos países ricos como mecanismo para independência econômica das nações em desenvolvimento.

COMENTÁRIO: RESPOSTA CORRETA É A ALTERNATIVA A.
Atenas Clássica organizou pela primeira vez na História da humanidade o sistema de governo democrático, o qual incluía nas decisões políticas pobres e ricos desde que fossem nascidos de pais e mães atenienses. A categoria social de cidadão é jurídica, pois do ponto de vista econômico incluía ricos e pobres.

QUESTÃO 62 - UFGD/MS) Universidade Federal da Grande Dourados -
Com relação aos regimes sociais e políticos da Grécia Antiga, é CORRETO afirmar que
A - os gregos protagonizaram a experiência democrática mais plena da história, uma vez que a democracia se estendia para o âmbito econômico, social e religioso.
B - a democracia grega possibilitava às mulheres o direito ao voto, ao exercício de cargos políticos do executivo e a participação efetiva nas assembleias legislativas.
C - na sociedade ateniense, apenas os cidadãos tinham direitos políticos, e somente era considerado cidadão o indivíduo do sexo masculino, maior de idade, nascido em Atenas e filho de pais atenienses.
D - a filosofia grega, sobretudo a de Aristóteles, defendia a plena igualdade entre todos os indivíduos, independentemente de classe social, gênero ou etnia.
COMENTÁRIO: RESPOSTA CORRETA É A ALTERNATIVA C.
Os critérios jurídicos para ser cidadão em Atenas eram exatamente esses: sexo masculino, maioridade, nascimento em Atenas sendo filho de pais atenienses.

QUESTÃO 63 – (UNIFAE/PR) - Centro Universitário Franciscano do Paraná -
Os poemas atribuídos a Homero – a Ilíada e a Odisseia – falam, respectivamente:
A - das histórias de Zeus, rei dos deuses gregos, e do herói Teseu, que matou o Minotauro;
B - da sociedade ateniense e da sociedade espartana;
C - da Eclésia, o órgão mais importante da democracia ateniense, e do Areópago, o tribunal mais antigo de Atenas;
D - da guerra de Tróia e da viagem de Ulisses;
COMENTÁRIO: RESPOSTA CORRETA É A ALTERNATIVA D.
Os poemas atribuídos a Homero falam de um período anterior à Grécia Clássica. Esse período caracterizasse por ser uma ´poca de guerras. O tema é abordado narrando a mítica guerra na cidade de Ilion (Tróia em português) e as aventuras do herói Odisseu (Ulisses em português).
QUESTÃO 64 - (UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso -
A Grécia é considerada o berço da civilização ocidental contemporânea, tendo exercido grande influência, principalmente, sobre as sociedades europeias. Sobre a Grécia Antiga, assinale a(s) alternativa(s) correta(s):
A - A Grécia não possuía um Estado Nacional Unificado, sendo composta por várias cidades independentes, entre as quais se destacaram Atenas e Esparta.
B - A democracia grega era ampla, admitindo a participação de todas as pessoas no processo político.
C - As cidades gregas não lutavam entre si, concentrando seus esforços bélicos somente para subjugar outro povo ou se defender de agressões externas.
COMENTÁRIO: RESPOSTA CORRETA É A ALTERNATIVA A.
Desculpem, mas por um erro de digitação, "desapareceu" a alternativa D. Tudo bem pois a única alaternativa plenamente correta é a A, pois, como já foi explicado antes, não eram todos os que estavam incluídos na democracia, havia exclusões... e as cidades gregas guerreavam entre si, logo a única alternativa sem erros é a primeira.
QUESTÃO 65 - (UNESP/SP) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -
A palavra democracia originou-se na Grécia Antiga e ganhou conteúdo diferente a partir do século XIX. Ao contrário do seu significado contemporâneo, a democracia na pólis grega:
A - funcionava num quadro de restrições específicas de direitos políticos, convivendo com a escravidão, excluindo do direito de participação os estrangeiros e as mulheres;
B - abrangia o conjunto da população da cidade, reconhecendo o direito de participação de camponeses e artesãos em assembleias plebéias livremente eleitas;
C - pregava a igualdade de todas as camadas sociais perante a lei, garantindo a todos o direito de tomar a palavra na Assembleia dos cidadãos reunida na praça da cidade;
D - evitava a participação dos militares e guerreiros, considerando-os incapazes para o exército da livre discussão e para a tomada de decisões consensuais.
COMENTÁRIO: RESPOSTA CORRETA É A ALTERNATIVA A.
Lembrando sempre que a ideia e a prática de democracia varia de lugar para lugar, de tempo para outro tempo. No caso da Atenas do período clássico estavam excluídos estrangeiros, mulheres, escravos e crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário