Atividade 1 (valendo dois ou um visto)
p. 107
1. Observe as imagens. Você identifica na nossa sociedade elementos de
permanência da arquitetura greco-romana? Quais?
R. Observando as duas fotografias das páginas 106 e 107, podemos
observar um aqueduto (p. 106) e um anfiteatro grego (p. 107). No aqueduto podemos
observar a permanência dos arcos como sistema de sustentação de pontes e
viadutos. Já no anfiteatro trabalha-se a ideia das arquibancadas.
2. Em sua opinião o que significa democracia? E cidadania?
R. Resposta pessoal, mas o aluno deve destacar os seguintes aspectos:
democracia e cidadania são ideias que variam de acordo com o local e o tempo em
que elas ocorram. No entanto democracia pressupõe ideias relacionadas ao
significado grego da palavra: democracia:
governo do povo ou da maioria. Cidadania significa pessoa do povo que participa
e decide os destinos de sua comunidade.
Atividade 2 de pesquisa a ser feita em casa no caderno valendo dois ou
um visto
Pesquisar o significado da palavra “clássico”. Em seguida procure
formular uma explicação possível para o título da Unidade 2 do livro “Antiguidade
Clássica: Grécia e Roma”
R. A palavra “clássico” no dicionário Aurélio tem os seguintes
significados: Clássico:
[Do lat. classicu.]Adjetivo. 1. Relativo à arte, à literatura ou à cultura dos antigos gregos e romanos. 2. Que segue, em matéria de artes, letras, cultura, o padrão desses povos. 3. Da mais alta qualidade; modelar, exemplar. 4. Cujo valor foi posto à prova do tempo; tradicional; antigo. 5. Que segue os cânones preestabelecidos; acorde com eles. 6. Sem excessos de ornamentação; simples, sóbrio. 7. Famoso por se repetir ao longo do tempo; tradicional. 8. Usado nas aulas ou classes. 9. Costumeiro, costumado, habitual. 10. Diz-se da obra ou autor que, pela originalidade, pureza de língua e forma perfeita, se tornou modelo digno de imitação. 11. Autorizado ou abonado pelos autores clássicos. 12. Bras. Desus. Diz-se do curso de nível médio em três anos, no qual predomina o ensino de línguas, de filosofia, etc.
Substantivo masculino 13. Escritor da Antiguidade (grega ou latina). 14. Escritor, artista ou obra consagrada, de alta categoria. 15. Acontecimento famoso por sua repetição em épocas consecutivas. 16. Fut. Partida disputada entre dois times famosos. 17. Turfe Grande prêmio ou páreo especial. 18. Bras. Desus. Curso clássico. Com relação ao título da Unidade 2 do livro “Antiguidade Clássica: Grécia e Roma” podem ser os significados 3 e 4 do adjetivo e 15 do substantivo, pois os acontecimentos da Grécia e de Roma da Antiguidade de alguma forma servem de exemplo para setores da sociedade em tempos diferentes que procuram repetir o passado.
[Do lat. classicu.]Adjetivo. 1. Relativo à arte, à literatura ou à cultura dos antigos gregos e romanos. 2. Que segue, em matéria de artes, letras, cultura, o padrão desses povos. 3. Da mais alta qualidade; modelar, exemplar. 4. Cujo valor foi posto à prova do tempo; tradicional; antigo. 5. Que segue os cânones preestabelecidos; acorde com eles. 6. Sem excessos de ornamentação; simples, sóbrio. 7. Famoso por se repetir ao longo do tempo; tradicional. 8. Usado nas aulas ou classes. 9. Costumeiro, costumado, habitual. 10. Diz-se da obra ou autor que, pela originalidade, pureza de língua e forma perfeita, se tornou modelo digno de imitação. 11. Autorizado ou abonado pelos autores clássicos. 12. Bras. Desus. Diz-se do curso de nível médio em três anos, no qual predomina o ensino de línguas, de filosofia, etc.
Substantivo masculino 13. Escritor da Antiguidade (grega ou latina). 14. Escritor, artista ou obra consagrada, de alta categoria. 15. Acontecimento famoso por sua repetição em épocas consecutivas. 16. Fut. Partida disputada entre dois times famosos. 17. Turfe Grande prêmio ou páreo especial. 18. Bras. Desus. Curso clássico. Com relação ao título da Unidade 2 do livro “Antiguidade Clássica: Grécia e Roma” podem ser os significados 3 e 4 do adjetivo e 15 do substantivo, pois os acontecimentos da Grécia e de Roma da Antiguidade de alguma forma servem de exemplo para setores da sociedade em tempos diferentes que procuram repetir o passado.
Atividade 3 (valendo dois ou um visto)
p. 110
3. O que o vaso e a máscara nos informam sobre a civilização micênica?
É possível estabelecer alguma com o conteúdo do texto? Qual? (doc. 3)
R. A cultura micênica
ocorreu na ilha de Creta (ilha localizada no mar Mediterrâneo no meio do
caminho entre o Oriente Próximo da Antiguidade Oriental – Egito, Palestina e
Mesopotâmia e a Península Balcânica (Grécia) a mais de mil anos antes de
Cristo. O vaso mostra desenhos mostrando cavalos e carruagens elementos
introduzidos na ilha de Creta pelos Aqueus, povo vindo da Grécia para a ilha.
Isto está descrito na página 109 do texto. A máscara funerária é de ouro, metal
nobre e raro, privilégio das elites desde a Antiguidade. No caso era máscaras
dos reis, elemento que denuncia a preocupação com a morte e a centralização do
poder nas mãos do rei, características provavelmente herdadas da Antiguidade
Oriental.
p. 113
3. Qual característica da cultura grega homérica as imagens registram? (doc.
6)
R. Inicialmente é preciso explicar o que foi o período chamado
homérico. Após o período arcaico ou micênico ocorre o chamado período homérico,
cujo nome é uma homenagem a Homero considerado o autor das principais
referencias sobre essa época na Grécia, os dois poemas Ilíada e Odisseia, o
primeiro sobre a guerra de Ílion (ou Tróia, em português) e o outro sobre as
aventuras de Ulisses ou Odisseu em grego. As imagens nos informam dois
elementos dos gregos da época, em primeiro lugar o seu caráter bélico e em
segundo lugar o domínio do bronze, metal utilizado tanto na espada como no
escudo.
Atividade 4 (valendo dois ou um visto)
p. 119
1. Quais as semelhanças e as diferenças entre a organização social
ateniense e a espartana (docs. 11 e 14)?
R. As semelhanças entre as sociedades de Atenas e Esparta são: ambas
as sociedades estão divididas em 3 grupos sociais; tanto mulheres como
estrangeiros em ambas não possuíam direitos políticos; também em ambas
sociedades encontramos escravos. Já as diferenças entre elas está no fato de
que enquanto em Atenas os cidadãos são ricos ou pobres, em Esparta a cidadania
é exclusiva para os ricos (esparciatas), democracia em Atenas e Oligarquia em
Esparta. Outra diferença enquanto o escravo em Atenas é propriedade privada, em
Esparta os hilotas são propriedade do Estado.
2. Quais as características da democracia ateniense (doc. 12)?
R. A democracia ateniense tem as seguintes características: o voto
é direto; exercido pelos cidadãos em Assembleias (Eclésia) que é o órgão mais
importante da democracia ateniense, pois era ela que escolhia por votação o
membros da Areópago (espécie de Supremo Tribunal), da Bulé (funcionando como o
Poder Executivo), os Estrategos (os chefes do exército e marinha) e do Tribunal
Popular.
3. Por que se afirma que o regime político de Atenas caminhou para a
democracia e o de Esparta se manteve oligárquica?
R. Enquanto em Atenas a democracia buscava incluir ricos e pobre em
suas decisões, a oligarquia espartana afunilava seu poder nas mãos da classe
dos ricos.
Atividade 5 (para algumas classes) – valendo um ou dois vistos
p. 123
1. Descreva as imagens e identifique as modalidades olímpicas que elas
representam (doc. 15)?
R. As duas imagens representam duas modalidades do atletismo, na
fotografia vemos o salto em distância da Maurren Magi e no vaso uma corrida.
2. Como o autor representou a morte de Sócrates nessa pintura (doc.
17)?
R. Neste quadro as pessoas ao redor de Sócrates parecem tristes e
inconsoláveis, Sócrates deitado na cama parece proferir um discurso.
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