terça-feira, 14 de agosto de 2012

Propostas de Atividades a serem realizadas no 3º Bimestre

As atividades propostas poderão ou não serem todas trabalhadas ao longo do bimestre, tudo depende de tempo. Se não der, nos adaptamos à realidade.

Primeira Atividade: Pesquisar na página 129 do livro[1] quais foram as contribuições da civilização da Roma antiga para as civilizações contemporâneas.

Segunda Atividade: Cópia do texto da lousa – “Pequena introdução à história de Roma antiga” – Texto disponível neste blog.

Terceira Atividade: Pesquisa no livro no capítulo das páginas 130 a 132 de dois tópicos: a) Recontar o mito de fundação de Roma; b) Recontar a tradição da violação de Lucrécia.

Quarta Atividade: Responder às duas questões propostas pelo livro na página 132.

Quinta Atividade: Pesquisar no livro no capítulo das páginas 133 a 135 os seguintes tópicos: a) Quem eram os patrícios e os plebeus? b) Conta quem foram as chamadas Guerras Púnicas e por que a vitória romana nestas guerras significou uma grande mudança na expansão territorial de Roma c) Quem eram os irmãos Graco e o que fizeram? d) Leia na pág. 135 o doc. 8 e em seguida relacione o discurso de Tibério Graco com as tensões sociais do fim da República Romana.

Sexta Atividade: Pesquise no livro no capítulo pág. 136 a 138 os seguintes tópicos: a) Quem foi Espártaco e o que fez? b) Faça um pequeno resumo com suas palavras sobre o Poder do imperador. c) Quem eram os bárbaros para os romanos e onde viviam?
Sétima Atividade: Pesquisar no livro entre as páginas 139-142 e em seguida responder às quatro questões da página 142.

Oitava Atividade: Pesquisar nos capítulos do livro das páginas 146 a 148 os seguintes tópicos: a) O que foi a Reforma de Diocleciano? b) Qual a relação entre Constantino e o cristianismo? c) Que fatores favoreceram a difusão do cristianismo na sociedade romana (docs. 25 e 26), d) Quais as consequências da adoção do cristianismo pelo Império romano?
Nona Atividade: Pesquisar no livro nas páginas 149 a 150 e responder às questões propostas da página 150.
Décima Atividade: Fazer a atividade proposta pelo livro na página 151.
Atividade extra (PODERÁ OU NÃO SER TRABALHADA): Consultar imagens e textos disponíveis no livro nas páginas 144-145 e realizar a seguinte atividade no caderno. A atividade poderá ser feita de duas formas: ou responder às duas questões propostas pelo livro ou a partir das imagens fazer um texto próprio ou inventando uma história ou descrevendo as imagens.



[1] Alves, Alexandre. Conexões com a História, v.  1 Das origens do homem à conquista do Novo Mundo. 1. Ed, São Paulo: Moderna, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário