quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Seminário do 1º G - Sociedade e economia na Sociedade Feudall


 Eis o Seminário das meninas do 1º G: Ariane, nº 9; Flávia, nº 23; Milena, nº 35 e Thaise, nº 38.

 
 
Comentário do Vitor -: ficou muito bom, pela circunstância de ser o PRIMEIRO seminário feito, parabéns, portanto às meninas pela coragem. O único reparo que coloco é o seguinte: faltou acrescentar a Bibliografia pesquisada e o nome das componentes do grupo.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Atividade em dupla


O senso comum costuma considerar a Idade Média como a “Idade das Trevas”. Uma época de atraso, de ignorância, superstições e um tempo em que toda a riqueza, a cultura e beleza da Antiguidade greco-romana foram esquecidas. No entanto, uma pesquisa mostrará que isto não é bem a verdade. Pesquise dois aspectos positivos e dois negativos da Idade Média.

Cronograma de entrega:
1os A, B, C e D – dia 5 de novembro
1º E – 6 de novembro
1º F – 7 de novembro
1º G – 6 de novembro
1º H – 5 de novembro
1º R – 5 de novembro
1º S – 6 de novembro

Lembrando, os alunos que fizerem seminário não precisam entregar esta atividade 1.em dupla

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Proposta de trabalho para o 4º Bimestre de 2012

Pessoal, para o quarto e último bimestre de 2012, proponho duas formas de trabalho, parecidas entre si, mas com diferenças de atuação. Na primeira semana do bimestre discutiremos e deidiremos como iremos trabalhar, cada turma decidira comigo qual a forma de trabalho. Proponho as seguintes estratégias de trabalho:

Dois caminhos a seguir: ou continuar na mesma linha do bimestre passado, respostas a questões do livro, com trabalho em dupla, avaliação individual escrita e o provão (especifica em História e desempenho geral), a este caminho chamremos de tradicional. ou proposta com trabalhos e seminários em grupo conforme orientações abaixo estabelecidas, a esta proposta chamrei de diferente.

Tradicional – Serão cinco atividades, com conceitos valendo entre 0 e 2:

Atv 1 – Vistos no caderno dos questionários do livro:

1)    p. 162/163 – Introdução

2)    p. 166 – Sociedade e economia da AIM

3)    pp. 169-173 – Igreja cristão medieval

4)    p. 176 – Feudalismo e a ordem feudal

5)    p. 182 – Mudanças feudais, as cruzadas e o renascimento comercial

6)    p. 184 – Cultura medieval

7)    pp. 189-191 – Arábia, Maomé e o Islã

8)    pp. 195-198 – Expansão muçulmana, ciências e artes

9)    p. 204 – África

Atv 2 – Trabalho de pesquisa em duplas sobre um dos temas relacionados;

Atv 3 – Avaliação escrita individual

Atvs 4 e 5 – Provão – específico e a geral

É possível que haja alguma nota extra por trabalhos realizados – Cineconte ou a outra atividade realizada no sábado.
Diferente – Também conceito de cinco atividades valendo entre 0 e 2 pontos:

Serão formados 9 grupos em cada classe com no máximo 5 componentes. O grupo fica encarregado de apresentar um trabalho escrito (pode ser digitado mas não copiado – não deve haver frases literalmente copiadas de fontes, ou seja, palavras e ideias podem ser copiadas mas nunca frases inteiras sequenciais copiadas. Além do trabalho escrito entregue ao professor na data estipulada o grupo deverá apresentar um seminário para a classe, colocando um resumo na lousa  (com tamanho máximo de uma lousa com 4 ou 5 divisões). Este resumo da lousa será copiado pela classe e vistado pelo professor. Tempo máximo de exposição do seminário 30 minutos. Cada uma das atividades do trabalho em grupo (seminário e trabalho escrito) vale 2 pontos cada. Atividades do bimestre:

Atv 1 – Vistos no caderno

Atv 2 – Seminário

Atv 3 – Trabalho escrito em grupo

Atvs 4 e 5 – Provão – específico e a geral

É possível que haja alguma nota extra por trabalhos realizados – Cineconte ou a outra atividade realizada no sábado.


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Provão de História 3º Bimestre Gabarito comentado

Pessoal, vejam o gabarito das questões do Provão com um pequeno comentário.

61: (UEPB) - Universidade Estadual da Paraíba (modificada) – Dentre os movimentos sociais que marcaram a República Romana, podemos destacar as lutas entre patrícios e plebeus. Sobre estas lutas, é correto afirmar:

A - O casamento entre patrícios e plebeus não foi permitido, apesar das conquistas do povo romano nas lutas contra os patrícios.

B - Apesar da marginalização política, não havia discriminação entre patrícios e plebeus.

C - Os plebeus conquistaram, em 367 a.C, o direito de participar do consulado com a promulgação da Lei Licínia, que também regulamentou a exploração das terras públicas.

D - Quando um patrício tornava-se insolvente, sem condições de pagar dívidas, tinha de se submeter ao nexum. Este foi um dos fatores que causou os conflitos entre plebeus e patrícios.

Resposta correta alternativa C, mostra quando os plebeus, excluídos do Senado na República romana conseguem através dos irmãos Graco representação no governo republicano em Roma. (paginas 133 e 134 do livro)

 62: (PUC-PR) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (modificada) – As lutas por riquezas e territórios sempre estiveram presentes na História. Na Antiguidade, o Mediterrâneo foi disputado nas Guerras Púnicas por:

A - romanos e cartagineses.

B - macedônicos e romanos.

C - romanos e germânicos.

D - gregos e romanos.

 Resposta correta alternativa A. Cartago era uma cidade-estado no norte da África, principal rival dos romanos, derrotada nas Guerras Púnicas. (pag. 134)

 63: (UFAM) - Universidade Federal do Amazonas (modificada) – A civilização romana conheceu a seguinte evolução política:

A - Império, Monarquia e República;

B - Monarquia, Império e República;

C - Monarquia, República e Império;

D - República, Monarquia e Império.

 Resposta certa é a alternativa C.

 64: (FGV/RJ) - Fundação Getúlio Vargas Rio (modificada) – Várias razões explicam as perseguições sofridas pelos cristãos no Império Romano, entre elas:

A - o fortalecimento do paganismo sob o imperador Teodósio, que mandou martirizar milhares de cristãos;

B - a publicação do Edito de Milão, que impediu a legalização do cristianismo e alimentou a repressão;

C - a formação de heresias, como a do Arianismo, de autoria do bispo Ário, que negava a natureza divina de Cristo;

D - a oposição à religião do Estado Romano e a negação da origem divina do Imperador, pelos cristãos.

 Resposta correta é a aalternativa D, páginas 137 e depois a 148.

 65. (FUVEST) (modificada) – A civilização ocidental contemporânea apresenta traços marcantes que revelam o legado cultural da civilização romana. Assinale a alternativa que contém dois destes traços.

a) O idioma usado pelos romanos - o latim - que deu origem às chamadas línguas polilatinas, e o Direito Romano, que constituiu a base da legislação ocidental;

b) O idioma usado pelos romanos - o latim - que deu origem às chamadas línguas neolatinas, e o Direito Romano, que constituiu a base da legislação ocidental;

c) O idioma usado pelos romanos - o italiano - que deu origem às chamadas línguas neolatinas, e o Direito Romano, que constituiu a base da legislação ocidental;

d) nenhuma das alternativas.

  Alternativa correta é a B, página 129 do nosso livro de História.

 

No balanço do 3º Bimestre

Pessoal, desculpem minha lentidão... Só consegui terminar ontem (domingo, 30 de setembro) a média do 3º Bimestre, enviei para a escola e fui dormir, afinal não tenho mais idade pra ficar nas bladinhas da madrugada. Hoje de manhã publico.
Agora é possível fazer um balanço do seu rendimento escolar ao longo do ano, até agora, em Históira. some as notas, quem tiver menos de DEZ pontos, tá difícil sua situação. Acima desse total, estude mais um pouquinho. Quem tiver 18 pontos pra cima, parabéns, em História no 1º ano você já passou. E nas outras matérias?
Só pra registraraqui, avaliei nesta primeira série do primeiro ano as habilidades e competências de leitura, interpretação, comparação e conclusão pessoal. Costumo dizer que neste primeiro ano você passa pelo batismo de entrada no mundo da cultura. Continuem...